Programa Upanema Rural é lançado e vai contar com mais de R$ 400 mil para desenvolver o setor agropecuário

Publicado em: 07/06/2023 14:35 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema lançou na manhã desta segunda-feira (05) o Programa Upanema Rural. A solenidade foi realizada no Centro Social Luiz Cândido e contou com a participação do prefeito Renan; deputado federal João Maia; deputado estadual Neilton Diógenes; secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Pedro Ramon (Governo e Patrimônio), Diassis Gama (Chefe de Gabinete), Givanilson Gonçalves (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Administração, Finanças e Planejamento), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto), Morgan Rodrigues (Controlador Geral), Rodolfo Rodrigues (Procurador Geral) e Sueli Oliveira (Assistência Social); dos vereadores Ibamar Costa (Presidente da Câmara), Franklin Moura, Higor Tallison e Edson Bezerra; do Diretor Presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Paulo Sidney; do Gerente Regional do Sebrae-RN em Mossoró, Paulo Miranda; da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Célia Rocha; do Consultor do Setor Público do Banco do Brasil, Isaías Linhares; do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Sérgio Luiz; além do ex-prefeito Luiz Jairo e de representantes do escritório local do Emater, da Fetarn e da Colônia de Pescadores Z-52.

Com um investimento de R$ 426.960,00, recursos próprios da Prefeitura de Upanema e do Sebrae-RN, o Programa Upanema Rural vai desenvolver ações conjuntas para a prestação de serviços de consultorias, capacitações e missões técnicas visando o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, especificamente as atividades da caprinocultura, bovinocultura leiteira e fruticultura.

As ações foram definidas em levantamento de dados locais e objetiva a ampliação da renda dos produtores rurais e de seus familiares. Nesta primeira fase do programa, serão atendidos 50 produtores rurais, sendo 20 da ovinocultura, 20 da bovinocultura leiteira e 10 da fruticultura irrigada.

Serão disponibilizados mais de 4.900 horas de atendimentos, 20 cursos/palestras/oficinas e 05 participações em caravanas/feiras, totalizando assim mais de 530 atendimentos aos participantes.

Na oportunidade, foi feita a assinatura simbólica dos dois primeiros contratos de serviço de assistência técnica do Programa Upanema Rural com os produtores rurais Gilson Peixoto e Aldalena Bezerra.

Em fala emocionada, Gilson Peixoto agradeceu ao prefeito Renan e ao ex-prefeito Luiz Jairo “pelo trabalho voltado para o desenvolvimento da bovinocultura em Upanema”, citando a Exposição Agropecuária de Upanema (Exponema) como uma ação importante desse trabalho continuado. “Nos locais que a gente chega e diz que é de Upanema, é respeitado, pois Upanema hoje faz parte do circuito estadual de exposições”, relatou o produtor rural.

Os deputados João Maia e Nilton Diógenes também exaltaram o Programa Upanema Rural e falaram da sua importância para que os produtores rurais possam se desenvolver de forma sustentável.

Recordando da história do próprio pai, que teve que deixar o campo e ir para cidade por falta de oportunidade, Paulo Miranda destacou “que esse programa vai possibilitar que esses produtores possam se estabelecer cada vez mais em suas terras, ampliando a produção e gerando mais renda”.

O prefeito Renan agradeceu a todos os presentes e instituições envolvidas e ressaltou que o Upanema Rural “é um programa de grande importância para quem quer produzir e se desenvolver dentro das suas atividades econômicas”.