Sala do empreendedor de Upanema ganha nova sede para melhorar e ampliar serviços

Publicado em: 07/06/2023 14:33 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema inaugurou na manhã desta segunda-feira (05) a nova sede da Sala do empreendedor, localizada no imóvel em que funcionava o escritório local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN). A solenidade foi realizada no Centro Social Luiz Cândido e contou com a participação do prefeito Renan; deputado federal João Maia; deputado estadual Neilton Diógenes; secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Pedro Ramon (Governo e Patrimônio), Diassis Gama (Chefe de Gabinete), Givanilson Gonçalves (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Administração, Finanças e Planejamento), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto), Morgan Rodrigues (Controlador Geral), Rodolfo Rodrigues (Procurador Geral) e Sueli Oliveira (Assistência Social); dos vereadores Ibamar Costa (Presidente da Câmara), Franklin Moura, Higor Tallison e Edson Bezerra; do Diretor Presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Paulo Sidney; do Gerente Regional do Sebrae-RN em Mossoró, Paulo Miranda; da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Célia Rocha; do Consultor do Setor Público do Banco do Brasil, Isaías Linhares; do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Sérgio Luiz; além do ex-prefeito Luiz Jairo e de representantes do escritório local do Emater, da Fetarn e da Colônia de Pescadores Z-52.

Parceria entre a Prefeitura de Upanema, Sebrae-RN, Assembleia Legislativa do RN e FEMURN, a Sala do Empreendedor é uma importante ferramenta de desenvolvimento da economia local. Ela tem o objetivo de atender aos micro e pequenos empreendedores com serviços voltados para abertura de empresas, formalização de negócios, emissão de documentos para atividade empresarial, capacitações, palestras e consultorias nos diversos segmentos, como: estruturação de negócios, projetos arquitetônicos, desburocratização de licenças para funcionamento comercial, orientação para crédito e atendimento com logística de marketing e de finanças. Trata-se de uma das ações da Escola de Governo e Desenvolvimento Econômico, criada pelo prefeito Renan com a missão de desenvolver um plano de atendimento aos empreendedores. Upanema conta atualmente com mais de 350 empresas optantes pelo Simples Nacional, sendo que mais de 30 delas foram formalizadas com o apoio da Sala do Empreendedor.

O equipamento também abre portas para que os empreendedores locais tenham acesso a linhas de crédito, através de parcerias da Prefeitura de Upanema com diversas instituições financeiras como a Agência de Fomento do RN (AGN), o Banco do Nordeste, com o Crediamigo, e o banco Santander, com o Prospera, além do Banco do Brasil.

A empreendedora Lúcia Gondim falou em nome de todos os empreendedores durante a solenidade e exaltou a importância dos serviços prestados na Sala do Empreendedor “para a organização e desenvolvimento dos pequenos negócios”.

O prefeito Renan agradeceu a todos os parceiros e envolvidos na instalação da nova sede. “Agora, nossos empreendedores passam a contar com um espaço mais amplo e dedicado integralmente a esse trabalho de apoio e fomento da economia local”, destacou.

A nova sede da Sala do Empreendedor conta com recepção, banheiros e um espaço amplo e climatizado para receber os empreendedores de Upanema.