Prefeitura de Upanema e UFERSA promovem Curso de Capacitação em Zoonoses e Endemias Transmitidas por Vetores para profis

Publicado em: 03/05/2024 15:09 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

A Prefeitura de Upanema e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) promoveram, na quinta (02) e sexta-feira (03), na Câmara Municipal, uma formação para profissionais da saúde no município.

O Curso de Capacitação em Zoonoses e Endemias Transmitidas por Vetores reuniu palestras de graduandos de Medicina, Medicina Veterinária, pós-graduandos e residentes da instituição de ensino, sob a coordenação do professor de Epidemiologia e Saúde Pública do Departamento Ciências da Saúde, Alexandro Iris Leite.

A capacitação foi destinada para Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias / Zoonoses e outros profissionais da saúde. Os dois dias somaram 16 horas de capacitação, composta por aulas expositivas interativas e atividades didáticas.

Foram discutidos temas envolvendo doenças como raiva, leishmaniose, leptospirose e controle de roedores, além de dengue e chikungunya. A formação também abordou as principais zoonoses dos animais de produção e os cuidados com animais peçonhentos.