Prefeitura de Upanema destaca ações executadas na zona rural em programa da TCM

Publicado em: 19/01/2023 15:13 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Ações executadas na zona rural pela Prefeitura de Upanema serão destaques no programa Gente do Campo, da TCM, emissora por assinatura de Mossoró.

As gravações foram realizadas na manhã desta quarta-feira (18) e contaram com a participação do prefeito Renan, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Aisamaque Dalyton e dos produtores rurais Raimundo Nonato e Sebastião Pereira.

Na propriedade de seu Nonato, localizada no Sítio Pereiros, a reportagem deu destaque ao Programa Pró-Ave Caipira, que é executado em parceria com a Emparn. O produtor faz parte de uma grande quantidade de famílias contempladas pelo programa no ano de 2022, com a aquisição de 40 pintos pela metade do preço para o abate e produção de ovos.

O agricultor destaca que fez a aquisição das aves para reforçar sua produção, abatendo os animais machos para o consumo de sua residência e mantendo as fêmeas para reprodução e produção de ovos. “Esse ano eu pretendo pegar mais e aumentar a produção”, adianta.

Já Tião, morador do Sitio Cajueiro, é um dos muitos produtores atendidos pelo programa municipal de Corte de Terra de Irrigação, que é determinante para a produção de alimentos para o rebanho e, consequente, garantia de boa produtividade de leite para comércio em Upanema.

“Esse apoio da Prefeitura de Upanema para reduzir os custos com o preparo da terra”, destacou Tião, que trabalha com lavouras de capim, milho e feijão, esta no período de inverno.

“A nossa gestão procura incentivar os produtores rurais locais de diversas formas, através de ações como o corte de terra e da aquisição de aves caipiras, assegurando, de forma contínua, a produção de culturas como o milho, o feijão e o sorgo, no período de inverno, e de melão, melancia e outras frutas produzidas no município por meio de irrigação”, exaltou Renan.

Números:

Pró-Ave Caipira

Em 2022, foram 13.700 aves entregues a 250 famílias.

Corte de Terra

Em 2022, foram atendidos 230 produtores com corte de irrigação e outras 2.500 famílias com o corte de terra de sequeiro.

O programa Gente do Campo com as reportagens produzidas em Upanema deve ir ao ar no dia 05 de fevereiro, às 10h.